segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A décima segunda edição da NOITE DA RESISTÊNCIA NEGRA DE JABOATÃO trás seminários, oficinas, palestras e várias atividades culturais gratuitas.


Por, Dênnys D'Lima | Assessoria De Imprensa



Esse ano, o projeto NOITE DA RESISTÊNCIA NEGRA DE JABOATÃO, acontece de 11 a 18 de novembro, tendo como tema: É tempo de se unir e resistir”. O projeto, vem tornar possível as conquistas alcançadas nas edições anteriores, e ampliá-las cada vez mais. Nesta edição, procuramos fortalecer as politicas de igualdade Racial e os desafios no contexto atual, as diferentes expressões da cultura afro-brasileira, envolvendo toda sociedade, em especial, a comunidade de Cajueiro Seco, para que valorizem, respeitem e vivenciem as atividades e reafirmem sua identidade como negro/a. Buscamos envolver as crianças, os adolescentes e jovens das escolas municipais, estaduais e da comunidade em torno do projeto, através de oficinas, palestras, cine debate, exposição e apresentações culturais, procurando incluí-los socialmente e ao mesmo tempo procurando fortalecer a cultura afro-brasileira.


OFICINAS (NAS ESCOLAS):
A ABERTURA –Será dia 11/11 das 9h00 às 12h00, naFACULDADE DOS GUARARAPES, com o seminárioA política de Igualdade Racial e os desafios no contexto atual”. A Professora universitária Jesus e o Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais, irão expor o processo para a efetivação da politica e os desafios do cenário nacional, enquanto Léo Fojune, falará do papel e as estratégias da sociedade civil nesse cenário, já Lúcia do Prazeres – CMPIR – JG, falará do contexto e os desafios no cenário municipal. Inscrições de 25/10 a 08/11, no site do projeto.

OFICINAS, EXIBIÇÕES, BATE PAPO e PALESTRAS -Nos dias 16 e 17/11, as atividades serão direcionadas para as escolas municipais e estaduais em torno do Projeto, visando estimular o conhecimento, para a cultura afro, como, buscar a participação dos alunos das instituições.Os alunos, terão oficinas de Fanzine, Grafitagem, Dança Afro, exibições de curtas metragens com a temática e um bate sobre Mídia Social.

ENCERRAMENTO –O encerramento, acontecerá, dia 18/11, das 15h as 00h, na praça de Cajueiro Seco, Terminal dos ônibus, em palco, com exposições temáticas dos alunos da Rede Municipal de Educação, e várias apresentações culturais; entre bandas, grupos de maracatus, afoxés e cantores. Em torno do palco, que for irá conferir uma feira de artesanato, roda de capoeira e encontro de batuqueiros. A Abertura oficial fica por conta do Cortejo Religioso do Maracatu Xangô Alafin que sairá do centro espirita São Jeronimo, indo em direção ao palco na praça, para o cerimonial oficial da Noite da Resistência Negra com com Pai Antônio.

ORGANIZADORES – A décima segunda edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão dos Guararapes, é organizada pelo CENTRO ESPIRITA SÃO GERONIMO “ILÊ AXÉ DE XANGO”, organização sem fins lucrativos, com coprodução da AD Produções Artísticas, e tem o apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Policia Militar de Pernambuco, JF Fotografia, Blog Jeito de Contar, SINPROJA – Sindicato dos Profissionais em Educação de Jaboatão, e conta com o apoio institucional da Faculdade dos Guararapes.
EQUIPE – COORDENAÇÃO GERAL: Antônio Augusto, Coordenadores: Levi Lima, Renata Lopes e João Batista. Assessoria de Imprensa: Dênnys D'Lima.

PROGRAMAÇÃO:
Sexta (11)
09h às 12h |SEMINÁRIO:A política de Igualdade Racial e os desafios no contexto atual”. Na FACULDADE DOS GUARARAPES, realizado pelo Núcleo de Estudos a Politicas Étnico-Raciais da Faculdade dos Guararapes, sobre a Coordenação da Professora Jesus.
Inscrições: AQUI

Quarta e Quinta (16 e 17)
14h às 16h | OFICINA DE FANZINE: Escola: Municipal Luiz Lua Gonzaga Ministrada por João Batista (Educador Social, Mobilizador Social) Na oficina, os alunos irão construir um fanzine do projeto, que será distribuído por eles, na comunidade.

Quarta (16)
14h às 16h | OFICINA DE PERCUSSÃO: Escola: Municipal Poeta Castro Alves Ministrada por Levi Lima (Uns dos coordenadores do projeto, percussionista e Educador Social).

Quinta (17)
14h às 16h | BATE PAPO SOBRE MÍDIA SOCIAL: Escola Vânia Laranjeira. O Facilitador é o Dênnys D'Lima (Ator, Diretor, Cineasta e Jornalista, Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. É produtor de Conteúdo para o Blog Jeito de Contar. O bate papo, terá como tema: A exposição social, os perigos, preconceito e discriminação.

14h às 16h | CINE DEBATE: Escola: Estadual Rubens Moreira Facilitador: Levi Lima (Uns dos coordenadores do projeto, percussionista e Educador Social).

Sexta (18)
09h às 11h | CABELO AFRO: Escola: Escola Municipal Divina Providência.
> Entre outras.

A partir das 15h00 | ATIVIDADES NO PALCO:
Apresentações culturais dos alunos das escolas em torno do evento, exposições, ornamentações do palco com cartazes produzidos pelos alunos, ação de serigrafia em camisas com a marca do projeto.

18h | CORTEJO RELIGIOSO: Saída do Cortejo do Ilê Axé de Xangô, seguindo para a praça, para na tenda fazer a celebração de abertura oficial com encontros de maracatus, afoxés e várias manifestações religiosas.
19h00 | HOMENAGEADOS
19h40 às 00h| ENCONTRO DE BANDAS, GRUPOS E CANTORES NO PALCO.

CONTATO:
Assessoria de Imprensa: Dênnys DLima
(81) 98601-8843 - adproducoesartisticas@gmail.com

Coordenação Geral: Antônio Augusto (Pai Antônio)
(81) 98412-1699 (WhatsApp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário