quarta-feira, 16 de novembro de 2016

12º edição Noite da Resistência Negra de Jaboatão: Seminários, oficinas, palestras e várias atividades culturais, gratuitas.

Por, Dênnys D'Lima | Assessoria de Imprensa

Foto: Marcelo ferreira


Esse ano, o projeto NOITE DA RESISTÊNCIA NEGRA DE JABOATÃO, acontece de 11 a 18 de novembro, tendo como tema: “É tempo de se unir e resistir”. O projeto, vem tornar possível as conquistas alcançadas nas edições anteriores, e ampliá-las cada vez mais. Nesta edição, procuramos fortalecer as politicas de igualdade Racial e os desafios no contexto atual, as diferentes expressões da cultura afro-brasileira, envolvendo toda sociedade, em especial, a comunidade de Cajueiro Seco, para que valorizem, respeitem e vivenciem as atividades e reafirmem sua identidade como negro/a, buscando envolver as crianças, os adolescentes e jovens das escolas municipais, estaduais e da comunidade em torno do projeto, através de oficinas, palestras, cine debate, exposição e apresentações culturais, procurando incluí-los socialmente e ao mesmo tempo procurando fortalecer a cultura afro-brasileira.







A ABERTURA – Aconteceu no dia 11/11 das 9h00 às 12h00, na FACULDADE DOS GUARARAPES, com o seminário “A política de Igualdade Racial e os desafios no contexto atual”. A Professora universitária Jesus e o Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais, irão expor o processo para a efetivação da politica e os desafios do cenário nacional, enquanto Léo Fojune, falará do papel e as estratégias da sociedade civil nesse cenário, já Lúcia do Prazeres – CMPIR – JG, falará do contexto e os desafios no cenário municipal. Inscrições de 25/10 a 08/11, no site do projeto.


OFICINAS, EXIBIÇÕES, BATE PAPO e PALESTRAS - Nos dias 16, 17 e 18/1, as escolas municipais e estaduais de Jaboatão dos Guararapes, em torno do local do projeto receberão atividades direcionadas para seus alunos com o intuito de estimular o conhecimento para a cultura afro, como, buscar a participação dos alunos para o fortalecimento da cultura afro. Serão oficinas e palestras de: Grafitagem, Percussão, Dança Afro, Cine debate, Mídia Social, Elaboração de projeto, Turbante e dred, Contos de histórias afro, Rodas de saberes. Em parceria com o Centro dos Idosos, o projeto irá oferecer a oficina de Evas e suas curas, com Pai Antônio, coordenador geral do evento, além da oficina de Artesanato de escama de peixe biju, com as facilitadoras Geize Santos e Mariana Veiga com apoio pedagógico de Patrícia Reis, Mestranda em Educação - Departamento de Educação – UFRPE.


ENCERRAMENTO – O encerramento acontecerá dia 18/11, das 15h as 00h, na praça de Cajueiro Seco, Terminal dos ônibus, em palco, com exposições temáticas dos alunos da Rede Municipal de Educação, e várias apresentações culturais; entre bandas, grupos de maracatus, afoxés e cantores. Quem for ao evento nesse dia irá conferir em torno do palco uma feira de artesanato, roda de capoeira e encontro de batuqueiros. A Abertura oficial fica por conta do Cortejo Religioso do Maracatu Xangô Alafin que sairá do centro espirita São Gerônimo, indo em direção ao palco na praça, para o cerimonial oficial da 12ª edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão, conduzido pelo Pai Antônio.




ORGANIZADORES – A décima segunda edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão, é organizada pelo CENTRO ESPIRITA SÃO GERONIMO “ILÊ AXÉ DE XANGO”, organização sem fins lucrativos, com coprodução da AD Produções Artísticas, e tem o apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Policia Militar de Pernambuco, Blog Jeito de Contar, Centro dos Idosos de Cajueiro Seco, SINPROJA – Sindicato dos Profissionais em Educação de Jaboatão, e conta com o apoio institucional da Faculdade dos Guararapes.


EQUIPE – COORDENAÇÃO GERAL: Antônio Augusto, Coordenadores: Levi Lima, Renata Lopes e João Batista. Assessoria de Imprensa: Dênnys D'Lima (AD Produções Artísticas).


PROGRAMAÇÃO:
Oficinas, palestras e seminários:
11, 16 e 17/11, nas escolas próximos da Praça do terminal de Cajueiro Seco






Programação do palco:



Tarde:
- Feira de artesanato;
- Encontro de Batuqueiros e Batuqueiras;
- Apresentação dos grupos culturais das escolas municipais;








Noite:


- Elegia do Rep
- Rep Picha e ckiw
- Roda de Capoeira;
- Cortejo do Maracatu Xangô Alafim e convidados;
- Cerimônia de Abertura com Pai Antônio;
- Homenageados;
- Apresentações dos grupos culturais e bandas:
Companhia de Dança Faceta
Coco do Serrote
Geração 5
Coragem Resta
Banda da Resistência


















CONTATO:
Assessoria de Imprensa: Dênnys D'Lima
Celular: (81) 98601-8843 | E-mail: adproducoesartisticas@gmail.com


Coordenador Geral: Antônio Augusto (Pai Antônio)
Celular: (81) 98412-1699 (WhatsApp)



Nenhum comentário:

Postar um comentário