terça-feira, 14 de novembro de 2017

“NOITE DA RESISTÊNCIA NEGRA DE JABOATÃO”, chega a sua 13ª edição em Cajueiro Seco

Roda de diálogo, palestras, oficinas e várias atividades culturais gratuitas para
toda a população.


A 13ª edição do evento NOITE DA RESISTÊNCIA NEGRA DE JABOATÃO, acontece nos dias 16 e 17 de novembro, no bairro de Cajueiro Seco (terminal dos ônibus), Jaboatão dos Guararapes – PE, onde o evento tem seu ponto alto. Tendo como tema: “ Contra a retirada dos nossos direitos. Juntos somos mais fortes”, o evento vem tornar possível as conquistas alcançadas nas edições anteriores e, ampliá-las cada vez mais. Nesta edição, procuramos fortalecer as políticas de igualdade racial e os desafios no contexto atual, as diferentes expressões da cultura afro-brasileira, envolvendo toda sociedade, em especial, a comunidade de Cajueiro Seco, para que valorizem, respeitem e vivenciem as atividades e reafirmem sua identidade como negro/a, buscando envolver as crianças, os adolescentes e jovens das escolas municipais, estaduais e da comunidade em torno do projeto, através de oficinas, palestras, cine debate, exposição e apresentações culturais, procurando incluí-los socialmente e ao mesmo tempo procurando fortalecer a cultura afro-brasileira na comunidade.


O objetivo principal do evento é sensibilizar as pessoas, grupos e instituições, para juntos e de forma organizada e articulada resistir a tudo que faz sofrer, defender tudo que é deles e afirmar tudo que são, com muita alegria, energia e afeto.

A ABERTURA – Aconteceu no dia 16/11 das 9h00 às 12h00, no CRAS de Cajueiro Seco com a roda de diálogo, com o tema “A Política de igualdade Racial e o enfrentamento ao extermínio da Juventude Negra”, tendo como facilitador o Chefe de Divisão da Gerência de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, o Sr. Samuel da Luz que falará do contexto e os desafios no cenário municipal e nacional. Aberta ao público.



OFICINAS, EXIBIÇÕES, BATE PAPO e PALESTRAS - No dia 16/11 as escolas municipais
e estaduais de Jaboatão dos Guararapes, em torno do local do evento, receberão atividades direcionadas para seus alunos com o intuito de estimular o conhecimento para a cultura afro, como, buscar a participação dos alunos para o fortalecimento da cultura afro. Serão oficinas e palestras de Grafitagem, Percussão, Dança Afro, Cine debate, Mídia Social, Contos de histórias, Percussão, Confecção de Pipas e Ervas que curam e alimentam.

HOMENAGEADOS – Todos os anos, o evento procura homenagear personalidades, artistas e pessoas comuns que direta ou indireta contribuem para o fortalecimento da cultura afro-brasileira na comunidade. São os homenageados: João Batista, que é Educador Social, Formado pela UFPE, participante de vários movimentos sociais de inclusão e fortalecimento dos direitos humanos referente ao negro/a. O artista Sossegado Polho, que tem uma história de lutas e conquistas no movimento de resistência negra no município e Dênnys D’Lima, ator, diretor e jornalista, que tem diversas prestação de serviço na área cultura e de comunicação, fortalecendo e propagando através da comunicação, eventos sociais que incluem direitos humanos.

ENCERRAMENTO – O encerramento acontecerá dia 17/11, das 15h às 00h, na praça de Cajueiro Seco, Terminal dos ônibus, em palco, com exposições temáticas dos alunos da Rede Municipal de Educação e, várias apresentações culturais; entre bandas, grupos de maracatus, afoxés e cantores. A Abertura oficial fica por conta do Cortejo Religioso do centro espírita São Gerônimo “IlÊ Axé de Xangô”, indo em direção ao palco na praça, para o cerimonial oficial da 13ª edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão, conduzido pelo Pai Antônio de Xangô.

ATRAÇÕES - O Afoxé Alafin Oyó que tem quase 30 anos de militância e resistência negra em Pernambuco vai, será umas de nossas atrações. O Afoxé Alafin Oyó surgiu como um espaço aglutinador onde negros e negras de diferentes realidades poderiam se articular na luta pela afirmação da identidade negra e contra o preconceito e a discriminação racial.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
15h00 - Encontro das artes, grupor percusivo, Luá Percussão, Diamante Negro, Pequeno Diamante, Coral Luá, Grupo de dança Perolas.
16h00 - Espetáculo teatral “A dor por trás das expressões”
16h30 - Microfone aberto para os MCS
17h00 - Elergia do Hap

18h30 – SAÍDA DO CORTEJO - Cortejo Religioso “Ilê Axé de Xangô” com as nações dos Maracatus: “Xangô Alafim”, “Baque Forte”, “Oxum Mirim”, “Aurora Africana”

NOS INTERVALOS - Poesia de Improviso e DJ Jamerson

18h30 - PALCO – Roda da Resistência
19h00 - ABERTURA RELIGIOSA – Chegada do cortejo
19h30 - “Alafin Oyo”
20h10 – Sanbada do Coco na resistência: “Coco Vermelho”, “Coco Bate Forte” e “Coco do Serrote”
21h00 – CIA DE DANÇA FACETA
21h20 – Geração 5
22h00 – Rep Benje e convidados: “Soussegado Polho” e“Elvis Hut”
23h00 – MassaPÊ

DADO: 
A comunidade de Cajueiro Seco, estar entre os sete bairros com o maior índice de CVLI – crimes violentos letais intencionais, ou por ter acontecido vários episódios nos últimos meses onde o Centro Espírita São Jerônimo, “Ilê Axé de Xangô”, de Cajueiro Seco foi apedrejado.

A “13ª Noite da Resistência Negra do Jaboatão dos Guararapes” vem mobilizar a comunidade local e seus diferentes atores sociais em torno da cultura afro-brasileira buscando sua valorização e fortalecimento, a partir da resistência cultural, defesa dos direitos humanos e afirmação da identidade cultural. No ano passado, a 12º edição alcançou cerca de 3 mil pessoas de forma direta (profissionais envolvidos, parceiros e patrocinadores) e indireta (escolas, ongs, pessoas da comunidade). Nesta edição, o objetivo é alcançar muito mais pessoas, fortalecendo cada vez mais as relações sócias e, o protagonismo cultural.

ORGANIZADORES – A 13ª edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão, é organizada pelo Centro Espírita São Jerônimo, “Ilê Axé de Xangô”, organização sem fins lucrativos, com coprodução da AD Produções Artísticas, tem o apoio da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Polícia Militar de Pernambuco, são parceiros na realização a TOCA - escola de música, G Soluções, Blog Jeito de Contar, Centro dos Idosos de Cajueiro Seco, SINPROJA – Sindicato dos Profissionais em Educação de Jaboatão.

PROGRAMAÇÃO:



Por, Dênnys D'Lima - Assessoria de Imprensa | AD produções Artísticas


INFORMAÇÕES: 

Fone: 3476-1082
E-mail: noitedaresistencianegra@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/noitedaresistencianegra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário